Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Atividade 3.3 Buscando pontes de cooperação com a comunidade.




PROJETO

FRATERNIDADE E AMAZÔNIA


I-TEMA: AMAZÔNIAVIDA E MISSÃO NESTE CHÃO


II- SUBTEMAS:
*APRESENTAÇÃO DO TEMA
*POVOS DA AMAZÔNIA
*LENDAS DA AMAZÔNIA
*CLIMA DA AMAZÔNIA
*RIQUEZAS DA AMAZÔNIA
*NÚMEROS E DADOS ESTATÍSTICOS
*FOME

*DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL E TECNOLOGIA

Gercineide e Marcilin Freitas


APRESENTAÇÃO

Este trabalho será orientado pelos professores, executado pelos alunos de 6ª ao 9ª ano, e apresentado à comunidade sena madureirense no desfile de 25 de setembro, e na Feira de Conhecimento dia 25 de novembro de 2013.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao educando e a comunidade conhecer a Amazônia no seu espaço físico, social, econômico e cultural, bem como a imensa biodiversidade nela existente, suas características regionais, política e a realidade em que vivem os povos da Amazônia, seus valores e as agressões que sofre a mesma por causa do atual modelo econômico e cultural, e lançou um chamado à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento à luz dos valores humanos, os cuidados com a vida e com toda a natureza.

5OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

5.1- Evidencias o tema enfatizado e suas particularidades;
5.2Promover um conhecimento atualizado e crítico da realidade da Amazônia brasileira, dos seus povos tradicionais e das formações urbanas, na diversidade de suas histórias, econômicas e culturas, superando a desinformação, os preconceitos e falsas interpretações.
5.3- proporcionar a promoção de solidariedade e da partilha de experiências, sobre valores e bens, na construção e difusão de alternativas de convivência frente ao modelo consumista neoliberal, contribuindo para o fortalecimento da identidade, da autonomia e da soberania dos povos e das comunidades da Amazônia.
5.4- Estimular a mudança de mentalidade, que se expresse num estilo de vida simples e austero, respeitoso do ambiente e do próximo.
5.5- Incentivar a participação e o controle da sociedade civil, com critérios de gestão sócio ambiental, na elaboração e implementação das políticas públicas e projetos locais, regionais, nacionais e internacionais p/ o desenvolvimento da Amazônia.


6- PROBLEMATIZAÇÃO:

  • Qual o papel da campanha da fraternidade dentro do aspecto social, econômico e cultural?
  • Qual o papel dos povos da floresta p/ o equilíbrio ambiental?
  • Quais os benefícios que podemos adquirir diante deste projeto?
  • Qual a origem das campanhas da fraternidade?
  • Qual o perfil de um agente ambientalista?
  • Qual a importância do papel da média e da publicidade e geral diante da questão do desmatamento, das queimadas e do esgotamento dos recursos hídricos.
  • Qual o benefício das matas ciliares?
  • Onde vai parar o lixo produzido pelo consumidor?
7- Proposta de Intervenção:
  • Situação do solo antes e após o desmatamento;
  • Uso racional do desmatamento;
  • Uso racional do solo;
  • Uso racional da água potável;
  • Índice de desenvolvimento:
  • Atuação e aplicação das leis pelos órgãos competentes (IBAMA e IMAC).
  • Valorização dos povos da floresta;
  • Reconhecimento dos produtos extraídos da floresta para o âmbito social, econômico e cultural.
8- Procedimento Didático:
  • Discussão para a escolha do tema e sub-temas com os professores;
  • Conhecimento do tema p/ os alunos;
  • Divisão das equipes de trabalho;
  • Distribuição das tarefas;
  • Orientação aos alunos sobre as bibliografias utilizadas e as pessoas a serem entrevistadas ou / e palestrantes;
  • Seminários p/ socialização das informações e reflexões;
  • Confecções de materiais;
  • Apresentação dos trabalhos;
  • Este projeto está dividido em 3 fases de desenvolvimento
9- Publico de Interesse:
Comunidade escolar e sena madureirense:
10- Projeto final:
Apresentação no:
  • Desfile de 25 de setembro:


CRONOGRAMA

FASE
Data
Ações
Responsável
16/08
Discussão da temática e / os professores
Equipe pedagógica
20/08
Divisão das equipes de trabalho (p)
Equipe pedagógica
20/08
Distribuição dos subtemas aos professores
Equipe pedagógica
02/09
Conhecimento do tema aos alunos
Professores
01/09
Distribuição das atividades / alunos
Orientação aos alunos sobre a bibliografia utilizada (palestra)
Professores
19/09
Entrevista e, estudo dirigido
Professores
20/09
Produção de materiais
Professores / Aluno
25/09
Produto Final
Professores Alunos e servidores da escola


FASE
Sub-temas
Professores responsáveis
Turmas
1. Apresentação do tema:
Amazônia, Vida e Missão neste. (terra e água )
Maria da Dores, Jocicleide, Sandra Elina e Lene.
6ª,B,
A
2. Povos da Amazônia
Rogle Claudiane, sandra e Aristélio
A
3. Clima
Rogre e Maria da Dores
B
4. Fome
Auxiliadora e lene
A
5. Lendas
Sandra e Claudiane
A””
6. Cuidar deste Chão é Nossa Missão
Sônia Diniz e Gemima
“A”
7. Riquezas da Amazônia
João Sampaio, Laecio
Be “A
8.Desenvolvimento sustentável e tecnologia
Fábio e Lene
B


FASE
Sub-Tema / Objetivo
Equipe de trabalho
Assuntos explorados
  1. Amazônia, vida e Missão neste Chão.
*Conhece a origem da Campanha da Fraternidade,Amazônia, Vida e Missão nesse Chão.
*Sabe a importância da Campanha da Fraternidade para os povos da Amazônia.
*Compreender o significado de cada figura ilustrada no Bonner.
Sandra Elina e Claudiane Lene e Maria das dores

  1. Povos da Amazônia
João Sampaio e Laecio
Assuntos explorados

  1. Clima
*Conhecer e diferenciar o tipo de clima da Amazônia.
*Reconhecer as causas e conseqüências das alterações Climáticas.
Rogle e Maria das Dores
Alteração Climtica, causas e consequeêcias.
  1. Fome
*Conhecer e compreender a importância da biodiversidade p/ o equilíbrio ecológico e a continuidade da vida na terra.
  • Sabe que a educação escolar é primordial p/ o exercício da cidadania e que mais de 13% da população da Amazônia ainda não é Alfabetizada e, também entre aqueles que são, uma boa parte são analfabetos funcional.
  • Conhecer a disparidade no atendimento médico-hospitalar. E, sabe que á oferta de leitos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) na região amazônica é a pior do Brasil.
  • Saber e reconhecer que as populações da região amazônica convivem com os males das desigualdades sócias reinantes no País; o desemprego superexploração e o trabalho escravo e, que os Direitos Humanos, sociais, econômicos, culturais que deveriam ser garantida a todas as pessoas ainda esta longe de ser realizado na Amazônia.
Auxiliadora e Lene
Assuntos Explorados
  • Biodiversidade;
  • Miséria;
  • Educação escolar;
  • Saúde;
  • Direitos humanos;
  • A realidade Amazônica





LENDAS
Professores Responsáveis
Assuntos Explorados
  • Grupo de alunos representando a lenda da vitória-régia.
  • Lida: defensores da natureza
  • Uma linda menina representando a Mãe D`Água.
  • Grupo de alunos com máscaras de peixe, com blusas e eslogan- cuide de nossos Rios, Lagos e igarapés.
  • Uma linda menina representando a linda mãe dela nesta.
  • Grupo de alunos com máscaras de árvores, representando a floresta que a Mãe da mata protege.
Claudiane e Sandra Elina


Sub-tema / objetivo
Equipe de trabalho
Assuntos explorados
* Número x Dados Estatísticos
Marcilin e Sionilda

7ªFASE
Riquezas Da Amazônia
Equipe de Trabalho
Assuntos Explorados

João Sampaio e Laecio

FASE
Sub-tema / Objetivo
Equipe de Trabalho
Assuntos Explorados
*Desenvolvimento Sustentável e tecnologia
Saber conceituar a importância do desenvolvimento sustentável para biodiversidade;
Saber identificar os pontos negativos e positivos da tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia;




FASE

Sub-tema
Atividade
Eq. de Trabalho
Séries / Temas

1-
Representação do Banner da Campanha da Fraternidade 2007
Demonstração das figuras contidas no cartaz pelos alunos caracterizados da terra seca; água; vitória-régia; flores e índios.
Fábio Névis Antônia Miranda e Maria Rosa
A, B
2- Povos da Amazônia
Atividades
Alunos caracterizados, representando os povos indígenas; Ribeirinhos, seringueiros; colonos e migrantes; população urbana, policiais, juiz, professores, comerciantes, político e bancários.
Rogle e Maria das Dores
Ae “B”
3- Clima
Atividades
Esq. / trabalho
Turma / série

* Uma faixa com a frase: A mudança climática constitui em uma ameaça sobre o homem e a natureza. Cartazes, com frases mostrando as causas e conseqüência das mudanças climáticas.
* faixaevite que o ar poluído prejudique sua saúde, com alegórico demonstrando as doenças respiratórias, com alegorias demonstrando queimadas; um grupo de alunos representando as duas estações do ano verão e inverno.

Sandra Elina e Claudiane
A e B







4-Fome
ATIVIDADE
Duas alunas conduzindo uma faixacom os dizeres- VOCE TÊM FOME DE QUE?- cartazes: dignidade, segurança, auto estima, saúde, comida, cultura, educação, amor, moradia, lazer, solidariedade, igualdade social, família.
- faixa com a frase: DAR O PEIXE E ENSINAR A PESCAR SIGNIFICA:
-criar empregos
Melhorar condições de vida da população, dar ao povo educação de qualidade, salário e renda, fazer reforma agrária, estimular a alfabetização, libertação de cestas básicas.
-faixa com a frase: AMAZÔNIA-NATUREZA RICA X POPULAÇÃO POBRE.
-Alunos caracterizados representando a biodiversidade e a miséria.
-Faixa com a frase: A FOME É A MAIS SEVERA MANIFESTAÇÃO DE TODOS AS DESIGUALDADES SOCIAIS.
-Cartazes: A maioria das comunidades do interior não tem acesso a todos as séries do ensino fundamental.
-Mais de 13% da população ainda não é alfabetizada.
Jocicleide e Antonia
A e B
5-LENDAS DA AMAZÔNIA
ATIVIDADE
-Grupo de alunos representando a Vitória-Régia.
-Faixa: Defensores da natureza.
Uma garota representando a lenda Mãe d água.
-Grupo de alunos com máscaras de peixe, com blusas c Slogan -Cuide de nossos rios, lagos e Igarapés.
-Uma garota representando a Mãe da Mata.
-Grupo de alunos com máscaras de árvores, representando a floresta que a mãe da mata protege.
-Grupo de alunos com blusas com slongan Preserve Nossa Floresta.
-Um menino representando a lenda Caboquinho da Mata

Sandra Elina e Claudiane
A e B
6- CUIDAR DESTE CHÃO É NOSSA MISSÃO X DADOS ESTATÍSTICOS

Marcilin e Sionilda
B
7- RIQUEZAS DA AMAZÔNIA
ATIVIDADE
-CARTAZ: EXTRATIVISMO VEGETAL: apresentação de
-seringueiros- matéria prima- borracha, pneus.
-castanheira: ouriço de castanha, doce, cocada.
-cacaueiro: fruta, semente, chocolate.
-bananeira: bananas.
-urucum- cacho, pó.
-cupuaçuzeiro: fruto.
-Cana: alfinim, rapadura, mel.
-açaizeiro:cacho, pé.
-guaraná: pó, refrigerante.
CARTAZ: EXTRATIVISMO MINERAL: ouro, ferro, manganês, sal, água,casiterita, bauxita, petróleo, diamante, cobre, carvão.
CARTAZ: RIQUEZA ANIMAL: Onça, Veado, Anta,Cutia, Paca, Tartaruga, Tatu, Capivara, Macaco, Papagaio.


Auxiadora Brasil
A B
8- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL X TECNOLOGIA
ATIVIDADE
-faixa: DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL X TECNOLOGIA
-Cartaz: desenvolvimento sustentável é: MAIS OPORTUNIDADE DE TRABALHO NO FUTURO E NO PRESENTE.
Marcilin e Sionilda


9- INDICADORES PARA AVALIAÇÃO:
-trabalho interdisciplinar de todos os professores.
-relatório escrito individual dos alunos, fundamentando os subtemas trabalhados.

10-PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar interna e externa.

11- BIBLIOGRAFIA:
Aula de campo, entrevistas, palestras, pesquisas e textos dirigidos.



Sena Madureira/Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário