FRATERNIDADE E AMAZÔNIA
I-TEMA:
AMAZÔNIA
– VIDA
E
MISSÃO
NESTE
CHÃO
II-
SUBTEMAS:
*APRESENTAÇÃO
DO
TEMA
*POVOS
DA
AMAZÔNIA
*LENDAS
DA
AMAZÔNIA
*CLIMA
DA
AMAZÔNIA
*RIQUEZAS
DA
AMAZÔNIA
*NÚMEROS
E
DADOS
ESTATÍSTICOS
*FOME
*DESENVOLVIMENTO
SUSTENTAVEL
E
TECNOLOGIA
Gercineide e Marcilin Freitas
APRESENTAÇÃO
Este
trabalho
será
orientado
pelos
professores,
executado
pelos
alunos
de
6ª
ao
9ª
ano,
e
apresentado
à
comunidade
sena madureirense no
desfile
de
25
de
setembro,
e
na
Feira
de
Conhecimento
dia
25
de
novembro
de
2013.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
ao
educando
e
a
comunidade
conhecer
a
Amazônia
no
seu
espaço
físico,
social,
econômico
e
cultural,
bem
como
a
imensa
biodiversidade
nela
existente,
suas
características
regionais,
política
e
a
realidade
em
que
vivem
os
povos
da
Amazônia,
seus
valores
e
as
agressões
que
sofre
a
mesma
por
causa
do
atual
modelo
econômico
e
cultural,
e
lançou
um
chamado
à
conversão,
à
solidariedade,
a
um
novo
estilo
de
vida
e
a
um
projeto
de
desenvolvimento
à
luz
dos
valores
humanos,
os
cuidados
com
a
vida
e
com
toda
a
natureza.
5
– OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
5.1-
Evidencias
o
tema
enfatizado
e
suas
particularidades;
5.2
– Promover
um
conhecimento
atualizado
e
crítico
da
realidade
da
Amazônia
brasileira,
dos
seus
povos
tradicionais
e
das
formações
urbanas,
na
diversidade
de
suas
histórias,
econômicas
e
culturas,
superando
a
desinformação,
os
preconceitos
e
falsas
interpretações.
5.3-
proporcionar
a
promoção
de
solidariedade
e
da
partilha
de
experiências,
sobre
valores
e
bens,
na
construção
e
difusão
de
alternativas
de
convivência
frente
ao
modelo
consumista
neoliberal,
contribuindo
para
o
fortalecimento
da
identidade,
da
autonomia
e
da
soberania
dos
povos
e
das
comunidades
da
Amazônia.
5.4-
Estimular
a
mudança
de
mentalidade,
que
se
expresse
num
estilo
de
vida
simples
e
austero,
respeitoso
do
ambiente
e
do
próximo.
5.5-
Incentivar
a
participação
e
o
controle
da
sociedade
civil,
com
critérios
de
gestão
sócio ambiental,
na
elaboração
e
implementação
das
políticas
públicas
e
projetos
locais,
regionais,
nacionais
e
internacionais
p/
o
desenvolvimento
da
Amazônia.
6-
PROBLEMATIZAÇÃO:
- Qual o papel da campanha da fraternidade dentro do aspecto social, econômico e cultural?
- Qual o papel dos povos da floresta p/ o equilíbrio ambiental?
- Quais os benefícios que podemos adquirir diante deste projeto?
- Qual a origem das campanhas da fraternidade?
- Qual o perfil de um agente ambientalista?
- Qual a importância do papel da média e da publicidade e geral diante da questão do desmatamento, das queimadas e do esgotamento dos recursos hídricos.
- Qual o benefício das matas ciliares?
- Onde vai parar o lixo produzido pelo consumidor?
7-
Proposta
de
Intervenção:
- Situação do solo antes e após o desmatamento;
- Uso racional do desmatamento;
- Uso racional do solo;
- Uso racional da água potável;
- Índice de desenvolvimento:
- Atuação e aplicação das leis pelos órgãos competentes (IBAMA e IMAC).
- Valorização dos povos da floresta;
- Reconhecimento dos produtos extraídos da floresta para o âmbito social, econômico e cultural.
8-
Procedimento
Didático:
- Discussão para a escolha do tema e sub-temas com os professores;
- Conhecimento do tema p/ os alunos;
- Divisão das equipes de trabalho;
- Distribuição das tarefas;
- Orientação aos alunos sobre as bibliografias utilizadas e as pessoas a serem entrevistadas ou / e palestrantes;
- Seminários p/ socialização das informações e reflexões;
- Confecções de materiais;
- Apresentação dos trabalhos;
- Este projeto está dividido em 3 fases de desenvolvimento
9-
Publico
de
Interesse:
Comunidade
escolar
e
sena madureirense:
10-
Projeto
final:
Apresentação
no:
- Desfile de 25 de setembro:
CRONOGRAMA
1ª
FASE
Data
|
Ações
|
Responsável
|
16/08
|
Discussão
da
temática
e
/
os
professores
|
Equipe
pedagógica
|
20/08
|
Divisão
das
equipes
de
trabalho
(p)
|
Equipe
pedagógica
|
20/08
|
Distribuição
dos
subtemas
aos
professores
|
Equipe
pedagógica
|
02/09
|
Conhecimento
do
tema
aos
alunos
|
Professores
|
01/09
|
Distribuição
das
atividades
/
alunos
Orientação
aos
alunos
sobre
a
bibliografia
utilizada
(palestra)
|
Professores
|
19/09
|
Entrevista
e,
estudo
dirigido
|
Professores
|
20/09
|
Produção
de
materiais
|
Professores
/
Aluno
|
25/09
|
Produto
Final
|
Professores
Alunos
e
servidores
da
escola
|
2ª
FASE
Sub-temas
|
Professores
responsáveis
|
Turmas
|
1.
Apresentação
do
tema:
Amazônia,
Vida
e
Missão
neste.
(terra
e
água
)
|
Maria
da
Dores,
Jocicleide,
Sandra Elina e Lene.
|
6ª,
“B”,
8ª
“A”
|
2.
Povos
da
Amazônia
|
Rogle
Claudiane, sandra e
Aristélio
|
5ª
“A”
|
3.
Clima
|
Rogre
e
Maria da Dores
|
5ª
“B’
|
4.
Fome
|
Auxiliadora
e lene
|
6ª
“A”
|
5.
Lendas
|
Sandra
e Claudiane
|
7ª
“A””
|
6.
Cuidar
deste
Chão
é
Nossa
Missão
|
Sônia
Diniz e Gemima
|
7ª
“A”
|
7.
Riquezas
da
Amazônia
|
João
Sampaio, Laecio
|
7ª
“B”
e
8ª
“A
|
8.Desenvolvimento
sustentável
e
tecnologia
|
Fábio
e Lene
|
8ª
“B”
|
3ª
FASE
Sub-Tema
/
Objetivo
|
Equipe
de
trabalho
|
Assuntos
explorados
|
*Conhece
a
origem
da
Campanha
da
Fraternidade,
“Amazônia,
Vida
e
Missão
nesse
Chão”.
*Sabe
a
importância
da
Campanha
da
Fraternidade
para
os
povos
da
Amazônia.
*Compreender
o
significado
de
cada
figura
ilustrada
no
Bonner.
|
Sandra
Elina e Claudiane Lene e Maria das dores
|
|
|
João
Sampaio e Laecio
|
Assuntos
explorados
|
*Conhecer
e
diferenciar
o
tipo
de
clima
da
Amazônia.
*Reconhecer
as
causas
e
conseqüências
das
alterações
Climáticas.
|
Rogle
e Maria das Dores
|
Alteração
Climtica’,
causas
e
consequeêcias.
|
*Conhecer
e
compreender
a
importância
da
biodiversidade
p/
o
equilíbrio
ecológico
e
a
continuidade
da
vida
na
terra.
|
Auxiliadora
e Lene
|
Assuntos
Explorados
|
LENDAS
|
Professores
Responsáveis
|
Assuntos
Explorados
|
|
Claudiane
e Sandra Elina
|
Sub-tema
/
objetivo
|
Equipe
de
trabalho
|
Assuntos
explorados
|
*
Número
x
Dados
Estatísticos
|
Marcilin
e Sionilda
|
7ªFASE
Riquezas
Da
Amazônia
|
Equipe
de
Trabalho
|
Assuntos
Explorados
|
João
Sampaio e Laecio
|
8ª
FASE
Sub-tema
/
Objetivo
|
Equipe
de
Trabalho
|
Assuntos
Explorados
|
*Desenvolvimento
Sustentável
e
tecnologia
Saber
conceituar
a
importância
do
desenvolvimento
sustentável
para
biodiversidade;
Saber
identificar
os
pontos
negativos
e
positivos
da
tecnologia
para
o
desenvolvimento
da
Amazônia;
|
4ª
FASE
Sub-tema
|
Atividade
|
Eq.
de
Trabalho
|
Séries
/
Temas
|
1-
Representação
do
Banner
da
Campanha
da
Fraternidade
2007
|
Demonstração
das
figuras
contidas
no
cartaz
pelos
alunos
caracterizados
da
terra
seca;
água;
vitória-régia;
flores
e
índios.
|
Fábio
Névis Antônia Miranda e Maria Rosa
|
8ª
“A”,
6ª
“B”
|
2-
Povos
da
Amazônia
|
Atividades
Alunos
caracterizados,
representando
os
povos
indígenas;
Ribeirinhos,
seringueiros;
colonos
e
migrantes;
população
urbana,
policiais,
juiz,
professores,
comerciantes,
político
e
bancários.
|
Rogle
e Maria das Dores
|
5ª
“A
“ e
“B”
|
3-
Clima
|
Atividades
|
Esq.
/
trabalho
|
Turma
/
série
|
*
Uma
faixa
com
a
frase:
A
mudança
climática
constitui
em
uma
ameaça
sobre
o
homem
e
a
natureza.
Cartazes,
com
frases
mostrando
as
causas
e
conseqüência
das
mudanças
climáticas.
*
faixa
– evite
que
o
ar
poluído
prejudique
sua
saúde,
com
alegórico
demonstrando
as
doenças
respiratórias,
com
alegorias
demonstrando
queimadas;
um
grupo
de
alunos
representando
as
duas
estações
do
ano
verão
e
inverno.
|
Sandra
Elina e Claudiane
|
5ª
A e B
|
4-Fome
|
ATIVIDADE
Duas
alunas
conduzindo
uma
faixa
–com
os
dizeres-
VOCE
TÊM
FOME
DE
QUE?-
cartazes:
dignidade,
segurança,
auto
estima,
saúde,
comida,
cultura,
educação,
amor,
moradia,
lazer,
solidariedade,
igualdade
social,
família.
-
faixa
com
a
frase:
DAR
O
PEIXE
E
ENSINAR
A
PESCAR
SIGNIFICA:
-criar
empregos
Melhorar
condições
de
vida
da
população,
dar
ao
povo
educação
de
qualidade,
salário
e
renda,
fazer
reforma
agrária,
estimular
a
alfabetização,
libertação
de
cestas
básicas.
-faixa
com
a
frase:
AMAZÔNIA-NATUREZA
RICA
X
POPULAÇÃO
POBRE.
-Alunos
caracterizados
representando
a
biodiversidade
e
a
miséria.
-Faixa
com
a
frase:
A
FOME
É
A
MAIS
SEVERA
MANIFESTAÇÃO
DE
TODOS
AS
DESIGUALDADES
SOCIAIS.
-Cartazes:
A
maioria
das
comunidades
do
interior
não
tem
acesso
a
todos
as
séries
do
ensino
fundamental.
-Mais
de
13%
da
população
ainda
não
é
alfabetizada.
|
Jocicleide
e Antonia
|
6ª
A
e
B
|
5-LENDAS
DA
AMAZÔNIA
|
ATIVIDADE
-Grupo
de
alunos
representando
a
Vitória-Régia.
-Faixa:
Defensores
da
natureza.
Uma
garota
representando
a
lenda
Mãe
d
água.
-Grupo
de
alunos
com
máscaras
de
peixe,
com
blusas
c
Slogan
-Cuide
de
nossos
rios,
lagos
e
Igarapés.
-Uma
garota
representando
a
Mãe
da
Mata.
-Grupo
de
alunos
com
máscaras
de
árvores,
representando
a
floresta
que
a
mãe
da
mata
protege.
-Grupo
de
alunos
com
blusas
com
slongan
Preserve
Nossa
Floresta.
-Um
menino
representando
a
lenda
Caboquinho
da
Mata
|
Sandra
Elina e Claudiane
|
7ª
A
e
B
|
6-
CUIDAR
DESTE
CHÃO
É
NOSSA
MISSÃO
X
DADOS
ESTATÍSTICOS
|
Marcilin
e Sionilda
|
7ª
B
|
|
7-
RIQUEZAS
DA
AMAZÔNIA
|
ATIVIDADE
-CARTAZ:
EXTRATIVISMO
VEGETAL:
apresentação
de
-seringueiros-
matéria
prima-
borracha,
pneus.
-castanheira:
ouriço
de
castanha,
doce,
cocada.
-cacaueiro:
fruta,
semente,
chocolate.
-bananeira:
bananas.
-urucum-
cacho,
pó.
-cupuaçuzeiro:
fruto.
-Cana:
alfinim,
rapadura,
mel.
-açaizeiro:cacho,
pé.
-guaraná:
pó,
refrigerante.
CARTAZ:
EXTRATIVISMO
MINERAL:
ouro,
ferro,
manganês,
sal,
água,casiterita,
bauxita,
petróleo,
diamante,
cobre,
carvão.
CARTAZ:
RIQUEZA
ANIMAL:
Onça,
Veado,
Anta,Cutia,
Paca,
Tartaruga,
Tatu,
Capivara,
Macaco,
Papagaio.
|
Auxiadora
Brasil
|
7ª
A 8ª
B
|
8-
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL
X
TECNOLOGIA
|
ATIVIDADE
-faixa:
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTAVEL
X
TECNOLOGIA
-Cartaz:
desenvolvimento
sustentável
é:
MAIS
OPORTUNIDADE
DE
TRABALHO
NO
FUTURO
E
NO
PRESENTE.
|
Marcilin
e Sionilda
|
9-
INDICADORES
PARA
AVALIAÇÃO:
-trabalho
interdisciplinar
de
todos
os
professores.
-relatório
escrito
individual
dos
alunos,
fundamentando
os
subtemas
trabalhados.
10-PÚBLICO
ALVO:
Comunidade
escolar
interna
e
externa.
11-
BIBLIOGRAFIA:
Aula
de
campo,
entrevistas,
palestras,
pesquisas
e
textos
dirigidos.
Sena
Madureira/Acre
Nenhum comentário:
Postar um comentário